Hyundai RN30 Concept aponta caminho para o futuro i30N
A Hyundai revelou no Salão Automóvel de Paris o concept chamado RN30, que tem por base o novo Hyundai i30 e antecipa aquele que será a primeira criação da "N", a divisão de "performance" da marca sul-coreana.
Mas porque este "look" precisa de ser acompanhado pelo motor certo, este RN30 é "alimentado" por um bloco 2.0 litros turbo, de quatro cilindros, que debita 375 cv de potência e 451 Nm de binário máximo, sendo que a potência é "enviada" para as quatro rodas motrizes através de uma transmissão de competição de dupla embraiagem.
Comparado com o Hyundai i30 de produção, este RN30 é 30 mm mais largo e 84 mm mais baixo, mas são as cavas das rodas mais largas, o difusor traseiro e os vários apoios aerodinâmicos que lhe garantem este "look" extremo e o "distanciam" do carro de produção.
Mas uma coisa é certa, se o i30N for fiel a um dos objectivos anunciados por Albert Biermann - antigo director da divisão "M", da BMW, e actual responsável pelo desenvolvimento de veículos de alta performance da Hyundai -, que afirmou que: "o termo performance deve significar antes de mais prazer de condução", então este i30N vai deixar muitos condutores de sorriso na cara.